Inconsistência

Publicado em 21/07/2012 10:09 52 Comentários
 
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/* História real enviada por Marcos A. Lucas */
Chefe: O cliente ligou. Detectaram uma inconsistência no sistema de contas a receber. As contas dos últimos 6 meses não batem… Preciso que você verifique isso…
Após uma longa verificação…
Programador: Então, estava dando uma mensagem de erro na operação de fechamento do dia, avisando que ainda existiam lançamentos em aberto. Vocês nunca viram esta mensagem?
Cliente: Ah sim, mas o funcionário que estava aqui antes me treinou e disse que era normal esta mensagem de erro, todos os dias… era só clicar no Ignorar e fazer o fechamento mesmo assim…
Programador: KABOOM!

Camiseta: User error

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Categorizados em:

  • Rafael Santos

    Sério, as vezes fica difícil de acreditar que existe “gente” assim… ainda.

     
  • http://portillodesign.com.br Rodrigo Portillo

    User error?? Mas o erro não foi do usuário. Se alguém que, supostamente, deveria conhecer todo o programa disse para ele ignorar o erro…

     
    • Douglas

      O problema é quando um usuário ensina outro…

       
      • http://portillodesign.com.br Rodrigo Portillo

        Então eu não entendi. Quando ele fala: “O usuário que estava aqui antes”, eu entendi o FUNCIONÁRIO da empresa que DESENVOLVEU o aplicativo. Até porque não foi especificado que o desenvolvedor se deslocou.

        E, pelo jeito, o PFHOXER aí em baixo entendeu o mesmo que eu.

         
        • http://www.qq.com.br Rafael

          “O Funcionário que estava aqui antes”
          O Funcionário da empresa onde o usuário trabalha, foi demitido ou se demitiu, e antes de sair, treinou esse usuário da seguinte forma: Sempre clicar em ignorar, para fazer o fechamento.

           
        • Eu

          Tem que defender a classe dos programadores rapaz, não a dos user xD

           
          • JOÃO PAULO

            A culpa não foi do usuário, ele não tem culpa de ser usuário.

             
          • stribus

            “A culpa não foi do usuário, ele não tem culpa de ser usuário.”

            a culpa é dele, pois foi ele que optou por não buscar conhecimento.

             
        • Marcelo

          Posso ter me enganado, mas eu entendi de imediato lendo a tirinha que “o funcionário que estava aqui antes” era outro usuário. É muito comum você desenvolver um sistema, treinar os usuários e, a partir de então, os usuários mais antigos vão treinando os novos.

           
        • Dani

          É, você não entendeu.

           
        • http://danillonunes.net Danillo Nunes

          Foi o Alonso.

           
      • Alexandre Felix

        #Burro ensina #Cavalo kkkk

         
      • AndTec

        é horrivel quando um burro ensina outro.dois usuarios burros.mas eh assim msms.vida de programador eh uma merda……….

         
    • Alexandre Souto

      Acontece que o outro tb era usuário, o único conhecimento que um jumento pode passar a outro jumento é como usar cabresto com naturalidade.

       
      • http://www.dominiodota.com.br David

        Nossa, que frase épica!
        Essa vai até pro facebook kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

         
    • http://www.qq.com.br Rafael

      E essa pessoa que, supostamente, deveria conhecer todo o programa, é outro usuário.

       
  • PHFOXER

    Será que o Alonso está na empresa a mais tempo que o Programador Real?

     
  • Erich Petersen

    Isso não é nem questão de treinamento, é só ler o que está escrito!!!
    Talvez faltou avisar pro RH q precisava contratar alguém q saiba ler…

     
  • Jonerval

    Ficou ambíguo isso aí, mas de qualquer jeito é culpa do sistema por permitir que os erros sejam ignorados.

     
    • Diego

      Não era erro, era um aviso!

       
  • Alexandre Souto

    Esse é o tipo de piada que tira os Alonsos do armário, sendo assim vou explicá-la.
    Posso até tomar um monte de negativos por isso mas se eu transformar um único Alonso em programador meu esforço não será em vão.

    Era uma vez um usuário que operava um sistema, um belo dia ele fez uma cagada nas contas e ao invés de procurar seu erro e corrigir preferiu usar a opção ignorar, um botão que varre a sujeira p/debaixo do tapete.

    Acontece que devido ao primeiro daquele dia em diante as contas nunca mais fecharam, o botão ignorar foi promovido a botão salvar.

    Ao passar a informação para o outro usuário o erro foi perpetuado até que um dia alguém descobriu o erro (provavelmente um fiscal, um auditor…sempre é alguém que tem poder para foder a empresa).

    A lógica usuária manda reclamar com o programador, afinal de contas é culpa dele não ter previsto esse nível de estupidez.

    Minha única reserva ao programador é colocar uma opção “ignorar”, para um bando de ignorantes esse botão é o Santo Graal.

     
    • http://www.jaguati.com.br Jonathan

      Concordo contigo.

       
    • http://joaopedroraldi.com.br João Pedro Raldi

      nem li

       
      • https://www.facebook.com/rlarisse qweqweq

        ignorasse né

         
      • Charles Macetko

        Opa temos um user comentando…
        Se alguém coloca um botão “ignorar” abaixo da mensagem: “O sistema apresentou uma falha fatal no Banco de Dados”, com as opções “Ignorar” e “Reparar” e o cara clica em ignorar… Ta de sacanagem né,,,

         
      • Usuario que não leu

        Deu preguiça de ler também kkkkk

         
      • Alexandre Souto

        Como eu disse, essa tirinha tira os Alonsos do armário.

         
    • http://www.dominiodota.com.br David

      Nunca uso Botão Cancelar. Se eu estou desenvolvendo e sei que vai dar merda se inserirem dados errados pra que usar “Ignorar” ??

       
    • @wbarbosa_

      Positivado com força!

      Isso é que dá a empresa (Verdadeira culpada nessa história) querer economizar em treinamento formal para os novos funcionários….

       
    • Daniel

      E geralmente uma opção dessas é exigência do cliente que comprou o sistema, o mesmo indiferente ao tamanho do problema que a exigência dele pode causar.

       
  • Radson

    Tem erro na programação também , já que não pode fechar com lançamentos em aberto , logo não caberia essa opção de ignorar , sim um showmessage (‘ não é possivel fechar o caixa com lançamentos em aberto.)

     
  • @adriells

    “User brain error. Aborting operation.”. Se uma mensagem de erro está lá é porque DEVE ser importante…

     
  • Erik Castilho

    Usuários automáticos, 90% dos usuários que operam o sistema hoje em dia não sabem o que estão fazendo. Vê um botão OK e vai clicando.

     
    • MaRZ Vix

      Principalmente quando as meldelphicas largam aqueles lindos “erros não tratados pelo preguiçamadores” em língua nativa dos gringos, com aqueles escrotosos números em hexadecimal.

      Querer que o usuário leia uma messagebox destas, requer que eles:

      1 – saibam ler
      2 – saibam inglês

      Aí já é querer demais das pobres almas ocupadas!

       
      • @wbarbosa_

        Nem precisa: Ensine-os a tirar Print Screen do erro e enviar por e-mail.

         
  • Butto-Mutto

    Puta merda, isso já aconteceu lá na firma!

     
  • MaRZ Vix

    Seu programa será sempre tão (ruim|fraco|mal feito) quanto o número de erros que você não (soube|quis|deixou de|conseguiu) (depurar|encontrar).

    Programadores que deixam “a inteligência” por conta dos usuários, na realidade tentam transferir para eles, o que lhes falta.

    E se a lei de Murphy é então desconsiderada, está batido o último prego no caixão.

     
    • Victor Hugo

      É isso aí!

       
    • Marcelo

      Na verdade não temos informações suficientes para afirmar que foi isso que aconteceu. Alguém pode ter solicitado que o sistema tivesse essa “funcionalidade”. Pode ter casos em que os lançamentos em abertos possam ser descartados em massa na hora do fechamento, por algum motivo. Mas, claro, a possibilidade de o programador ter sido preguiçoso existe e é grande neste caso.

       
      • alguem

        Realmente isso parece-me uma funcionalidade requerida no projeto. Poder ignorar o erro para ser verificado mais tarde.
        Mas a opção de ignorar poderia ir para um log que no outro dia ficaria com uma lista em vermelho gritante com o título “Pendências”. E passado de mais de 5 ou 10 pendências o programa obrigasse ao usuário buscar a informação e corrigir a pendência. Tipo algo como as mensagens de erros e warnings numa IDE.

         
  • Angelo

    esse tipo de situação é comum. Ocorre um erro, o usuário atual ta com preguiça de ver o que aconteceu, e vai ignorando até que um dia f!@#de com tudo.

    Tenho muita vontade de compartilhar no facebook essas tirinhas, mas ai eu penso nos clientes que tenho adicionados lá… vai que o chapéu serve?!

     
    • Alexandre Souto

      Pode publicar sem dó, vc não vai perder clientes, vai fazer uma seleção natural deles.

       
  • Marcelo

    Um desabafo: a pior parte da minha vida de programador sempre foi quando alguém me comunicava alguma inconsistência num sistema antigo que eu passei a dar manutenção (avisando que “o sistema estava com erro”) e eu tinha que passar um dia inteiro fazendo verificações pra, no fim, constatar que os lançamentos estavam sendo feitos errados. Do tipo, o valor é 1500,00, o usuário lança 1000 e diz que o sistema está com erro na hora que o relatório diz que está faltando 500. Claro que nunca era um erro assim só, eram vários desses, então não era muito fácil de identificar no começo.

    Pelo menos o sistema antigo foi substituído por um novo, do qual eu participei do desenvolvimento desde o começo, e conseguimos torná-lo um pouco mais à prova de usuários…

     
  • Diego

    Só digo uma coisa: NUNCA crie uma opção “IGNORAR ERRO”!

    Erro é crítico em qualquer situação, e se vc não quiser passar por situações assim. Dispense mais tempo no tratamento dos mesmos durante o desenvolvimento.

     
    • Diego

      As vírgulas brigaram com os pontos e ficou meio bagunçado, mas tá blz 😛

       
  • Fernando

    Meu irmão me ensinou há muito tempo, antes de eu aprender a programar:
    “Se você criar um programa aprova de usuários, criarão usuários mais burros.”

     
  • Bruno

    A tirinha 666 tá chegando =)

     
  • euu

    ler é uma arte!!!

     
  • http://www.sinfest.net Vitor

    O problema não é só do usuário. Todos falam da culpa do usuário, mas também esquecem a culpa do mau técnico, do péssimo suporte por telefône, do programador acomodado e com muita preguiça.

    Tem boms profissionais, mas tem aqueles que empurram com a barriga, evitam trabalhar e querem apenas se acomodar. Um cliente liga e eles avisam “é normal, é falha do windows, ignorar e continua a trabalhar!”.

    Trabalho no suporte técnico e já vi muito técnico passando boi (cliente), passando boiada (problemas) para frente mas nada de trabalhar e resolver o problema na prática.

     
  • Renan

    Ta chegando a tirinha #666…

     
  • Lucas

    Isso deve ser costume com o “enviar relatório de erros para a Microsoft”. Ocorria com tanta frequência no Windows XP que as pessoas acabam achando normal uma mensagem de erro que aparece a todo instante.

     
  • Its

    Quando alguém começa com: “Inconsistência no sistema” pode ter certeza que o usuário fez alguma besteira.

    Aos que culpam o sistema, em algumas situações pode ser necessária a opção ignorar. O que ocorre é que o usuário simplesmente esqueceu-se de qual era a situação específica e deixou o ignorar como regra geral.