Experimento: Quanto café você toma enquanto programa?

Todos sabem que "Programador é uma máquina capaz de transformar cafeína em código". Mas você já se perguntou quanto café você toma programando?

Quero propor um experimento. Durante uma semana (ou durante o tempo em que você achar interessante), enquanto estiver programando, coloque marcações em seu código toda vez que for buscar um copo (ou xícara ou caneca) de café. A marcação pode ser o que você quiser, mas é importante que seja sempre a mesma.

Sugestão: logo antes de levantar para buscar o café, ou logo depois de voltar, inclua o seguinte comentário no seu código, no lugar do código onde estiver mexendo no momento:

/* cafe */

Depois de uma semana, mande localizar quantas vezes esse comentário aparece e vai saber quantas xícaras de café você tomou naquele período. Se estiver no Linux, pode usar o seguinte código na pasta raiz de seus arquivos fonte:

grep '\/\* cafe \*\/' * -R | wc -l

Esse código retorna o número de vezes que o comentário "/* cafe */" aparece nos seus arquivos. Pode demorar um tempo dependendo do número de arquivos existentes, mas vale a pena.

Também vários editores (p. ex., eclipse) têm também uma função que busca um termo em todos os arquivos de seu projeto.

Daqui uma semana publico o meu resultado.

Mandem feedback se toparem participar do experimento. Posso publicar um overview juntando dados de vários programadores.

DICAS:

  • Cuidado para não apagar ou sobrescrever um arquivo que tenha o comentário /* cafe */ para não diminuir sua contagem
  • Cuidado para não copiar e colar indiscriminadamente arquivos com o comentário /* cafe */ para não aumentar a contagem de forma errada.
↑ Voltar ao Topo