Mulheres em T.I.

tirinha1299

Há um tempo atrás escrevi um texto bem-humorado em homenagem às mulheres, tentando responder Por que há menos mulheres que homens em TI? As respostas eram todas piadas, mas a ideia era valorizar as mulheres mesmo brincando...

Diversas mulheres se destacam em nossa área. Várias delas estão em cargos importantes em empresas importantes. Mas o número ainda é bem menor do que o de homens. Entre os leitores do Vida de Programador, elas ficam apenas entre 10% a 20% do total.

Mas falando sério, existem vários motivos para isso. O mais chato e o que mais me incomoda é a falta de respeito a elas. Trabalho na área há mais de 10 anos e já ouvi muita barbaridade, principalmente quando elas não estão presentes. Até ia escrever algumas aqui, mas preferi nem mencioná-las.

Não são as mulheres que têm que fazer algo para isso mudar, mas sim os homens que têm que mudar essa atitude. Parece que quando chega uma mulher, em um ambiente onde a maioria é homem, que os homens voltam todos à quinta série...

O Ada Lovelace Day é um dia escolhido para celebrar as conquistas das mulheres em ciência, tecnologia, engenharia e matemática[1].

E o Luluzinha Camp fez um artigo bem legal sobre esse dia[2].

[1] http://findingada.com/

[2] http://luluzinhacamp.com/ada-lovelace-day-ou-parem-a-violencia-de-genero-dentro-da-area-tecnologica/

Transcrição ↓

(Ada Lovelace Day)
P.A.: Cara, tem poucas mulheres na nossa área... O que você acha que precisava para que elas se interessassem mais por T.I.?
Programador: Bom, em primeiro lugar... Respeito...
(Em outro quadro, dois caras falando com a Programadora)
Indivíduo 1: Ooooi... Então, você é a nova garota de programa da empresa?
Indivíduo 2: Agora o café vai melhorar!
--
Camiseta: Somos todos iguais (mas elas são mais bonitas)

↑ Voltar ao Topo